Município e Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género assinam protocolo | 17 de março, 10h00 na Câmara Municipal

igualdadegenero No seguimento do trabalho que a autarquia vila-realense está a desenvolver de Implementação de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade de Género, de Não Discriminação e de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, será rubricado a 17 de março, no Salão Nobre da Câmara Municipal, um protocolo de cooperação entre o Município e a Comissão para a Cidadania e igualdade de Género - CIG.
A CIG é o organismo responsável por garantir a execução das Políticas Públicas no âmbito da Cidadania e da Promoção e Defesa da Igualdade de Género, sendo a entidade coordenadora dos Planos Nacionais: V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não - Discriminação 2014-2017, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 103/2013, de 31 de Dezembro de 2013 (V PNI), V Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género (V PNPCVDG), Resolução do Conselho de Ministros n.º 102/2013, de 31 de Dezembro de 2013, e do III Plano Nacional Prevenção Combate ao Tráfico de Seres Humanos (III PNPCTSH), Resolução do Conselho de Ministros n.º 101/2013, de 31 de Dezembro de 2013.

O Município de Vila Real dá, assim, mais um passo no sentido da implementação da estratégia de integração da perspetiva de género nas políticas e ações promovidas pela autarquia. O objetivo é, não só promover uma igualdade efetiva entre mulheres e homens e responder melhor às necessidades e aspirações dos munícipes, mas também sensibilizar a população para estas questões através de ações de informação/sensibilização orientadas para públicos estratégicos.
À assinatura do protocolo segue-se um Workshop, designado por "Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação", dirigido a Conselheiras/os Municipais para a Igualdade, promovido pela CIG com a colaboração da Câmara Municipal, onde estarão representadas 18 Câmaras Municipais dos distritos de Vila Real, Aveiro, Bragança, Braga e Porto.