DIA DAS LETRAS TRASMONTANAS E ALTO-DURIENSES

dia letras4 dia letras4 dia letras4 dia letras4

O Grémio Literário Vila-Realense comemorou o Dia das Letras Trasmontanas e Alto-Durienses no passado dia 16 de Março – data escolhida por ser a do nascimento de Camilo Castelo Branco.
Este ano, a comemoração realizou-se em Ribeira de Pena, onde houve lugar a um roteiro por lugares camilianos, proporcionado pela Câmara Municipal.
Como ponto alto da comemoração, foi apresentado e distribuído o Caderno Cultural n.º 12, um trabalho de António Canavarro de Valladares, barão de Ribeira de Pena, já falecido, em cujo solar de Santa Marinha decorreu uma cerimónia informal de apresentação por Elísio Amaral Neves.
O título do caderno é Um grande Poeta Vila-Realense: Manuel Duarte de Almeida. A escolha deste trabalho para celebrar em 2014 o Dia das Letras Trasmontanas e Alto-Durienses ficou a dever-se ao facto de passar este ano o centenário da morte de Manuel Duarte de Almeida.
A Vice-Presidente e Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Real, Dr.ª Eugénia Almeida, a terminar a cerimónia, dirigiu agradecimentos à Câmara Municipal de Ribeira de Pena e à Família de António Canavarro de Valladares pela colaboração prestada à comemoração.