s antonioAs festas em honra de Santo António revelam-se como um dos pontos mais altos das Festas de Vila Real, em que a cidade ganha especial colorido, movimento e alegria. Da Feira de Gado Maronês e Concurso Nacional de Gado Maronês, à Feira de Santo António, passando por uma panóplia de iniciativas culturais e desportivas, a vida e animação que enchem Vila Real nestes dias de festa, serve de pretexto a que as suas gentes desfrutem do ambiente quente e de franca harmonia que a sua Cidade ganha.

s joaoO São João é uma festa de cariz fortemente popular, que acontece a 23 de junho, no centro histórico da cidade, onde a sardinha assada é rainha.

 

 

 

.

s pedro

A feira de São Pedro encerra o ciclo de festas vividas em todo o mês de Junho em Vila Real. É na rua Central, defronte da Capela Nova, que a tradição é rainha, com uma importante feira de artesanato (barros de Bisalhães e linhos de Agarez e Mondrões). Para coroar a noite de festa, está a ser retomada a antiga tradição tipicamente Vila-Realense: o jogo do Panelo, em que grupos de pessoas se espalham pelo Centro Histórico, e, formando rodas, atiram o Panelo aleatoriamente de mão em mão. Quem deixar cair e partir... terá de pagar (ou, segundo a tradição, "roubar") outro panelo!