Circuito de Vila Real

Publicado em Eventos

circuito1

 

Aceda a www.circuitodevilareal.pt e fique a par de todas as novidades automobilísticas.

Vila Real é a cidade do país com maior tradição em corridas urbanas de automóveis. O denominado "Circuito de Vila Real" começou em 1931 tendo sido considerado por muitos pilotos o melhor circuito urbano do mundo. O seu ponto alto aconteceu durante as décadas de 60 e 70 em que teve a participação dos mais importantes pilotos a nível mundial, como Stirling Moss, David Pipper, John Miles, entre outros. Apesar do interregno começado em 1991, fez-se nova tentativa de trazer as Corridas, que voltaram em 2007 e duraram até 2010 com a pista a conhecer um novo traçado.
O ano 2014 marcou o regresso do circuito urbano à capital transmontana com um enorme sucesso fazendo lembrar os seus anos de ouro.


2015 | INTERNACIONALIZAÇÃO DO CIRCUITO DE VILA REAL 
 
Depois do regresso em 2014, o ano 2015 marca a re-internacionalização do Circuito de Vila Real, com o Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA) a avançar as datas de 10 a 12 de julho de 2015 para a realização da prova do Campeonato Mundial de Carros de Turismo, mais conhecido pela sigla WTCC, em Vila Real, confirmando a realização de uma das mais importantes provas do calendário internacional de competições automobilísticas, para os próximos 3 anos.
O Município vê assim concretizado mais um importante passo para a afirmação do Circuito de Vila Real, catapultando o seu nome para a ribalta do desporto motorizado mundial, reconquistando a glória das décadas de 50, 60 e 70 do século XX.
São boas notícias para os amantes do desporto automóvel espalhados pela região, no país e agora além-fronteiras e que colocam Vila Real no mapa das cidades do mundo que recebem um dos eventos mais vistos através dos meios de comunicação internacionais.
Durante várias décadas, milhares de pessoas visitaram anualmente Vila Real para assistir às corridas de automóveis, que se tornaram um dos maiores eventos de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Declarações de antigos pilotos:

"Vila Real foi de longe o melhor circuito em que corri até hoje. Para quem corre em Vila Real, nenhum outro circuito conta." – John Miles 1969.

"...Foi um grande prazer correr no vosso admirável circuito. Raramente tenho observado uma multidão tão entusiástica. O Circuito tem um ambiente de uma verdadeira corrida de automóveis..." David Pipper, 1970.

"I have always had fond memories of Vila Real: the crowds, the beautiful scenery and great enthusiasm the Portuguese had for racing. Coming back again for the Vila Real Revival was a great pleasure..." Sir Stirling Moss

"A beautiful city among the Marão hills, with a charming environment, and races organized by nice and jolly people like no others I had met before. It is a beautiful track for big celebrations." Mike d' Udy