VICE-ALMIRANTE HENRIQUE DE GOUVEIA E MELO DISTINGUIDO COM MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL – GRAU OURO

medalha merito

O Município de Vila Real deliberou, na reunião de Câmara realizada dia 31 de maio, conceder ao Vice-almirante Henrique de Gouveia e Melo a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, representando o reconhecimento que este concelho e todo o país devem ao cidadão, ao militar, ao líder e a toda a sua equipa, pelo trabalho desenvolvido no combate à pandemia de Covid-19 e pelas vidas salvas.

Recorde-se que o Vice-almirante Henrique de Gouveia e Melo assumiu em 3 de fevereiro de 2021 as funções de Coordenador da Task Force para o plano de vacinação contra a Covid-19. O planeamento e a execução da maior operação sanitária alguma vez levada a cabo em Portugal têm sido reconhecidos como exemplares, quer nacional, quer internacionalmente. Num país que nem sempre é elogiado pela sua capacidade de organização, o rigor da equipa liderada pelo Vice-almirante Gouveia e Melo tem demonstrado, cabalmente, a nossa capacidade coletiva para fazer bem, o que nos deve encher de orgulho.

Salienta-se a curiosidade de o Vice-almirante Gouveia e Melo ter integrado o curso com o nome “Carvalho Araújo”, grande Herói naval nacional e orgulho de Vila Real, ao ingressar na Escola Naval em 1979. Esta distinção foi a forma que Vila Real encontrou de agradecer o importante trabalho desenvolvido pelo Coordenador da Task Force que veio devolver a esperança de um regresso à normalidade tão ansiada por todos.

DELIBERAÇÃO DO MUNICÍPIO