PRÉMIO MUNICIPAL DE MÉRITO ESCOLAR - ANO LETIVO 2019/2020

mostraescolarForam entregues, no dia 23 de setembro, os prémios municipais de mérito escolar referentes ao ano letivo 2019/2020. O valor monetário de cada prémio varia consoante o grau de ensino, sendo de 125€ para os alunos do 1º Ciclo, de 250€ para os alunos do 2º Ciclo, de 500€ para os alunos do 3º Ciclo e Profissional, e de 750€ para os alunos do Ensino Secundário. Ao todo foram contemplados 17 alunos, num total de 9.500,00€.

Este prémio, atribuído pelo Município de Vila Real, vem reconhecer o esforço dos alunos mais carenciados, na convicção de que premiar o mérito escolar é um incentivo aos alunos e suas famílias para manterem o investimento na sua qualificação e numa escolaridade completa. Os Prémios são entregues em cheque, emitido em nome do respetivo Encarregado de Educação dos alunos indicados pelas Direções dos Agrupamentos de Escolas ou Escolas Secundárias não Agrupadas.

De acordo com as Normas que orientam a atribuição deste prémio, foram contemplados alunos, beneficiários de auxílios económicos, que frequentaram estabelecimentos de ensino da rede pública no concelho de Vila Real, no ano letivo transato, desde o 1º ciclo do ensino básico ao ensino secundário e profissional. Assim, foram premiados alunos por cada Agrupamento de Escolas e Escolas não Agrupadas, do ensino regular e do ensino profissional/profissionalizante, tendo em consideração cada nível de escolaridade e cada curso/opção, no caso do ensino secundário.

A par desta iniciativa, a autarquia tem implementadas outras medidas igualmente importantes, nomeadamente o programa municipal “Livros para Todos”, que veio reforçar o caráter universal do direito à educação.