MUNICÍPIO DE VILA REAL RETOMOU AS REUNIÕES DE CÂMARA MUNICIPAL DESCENTRALIZADAS

MUNICÍPIO DE VILA REAL RETOMOU AS REUNIÕES DE CÂMARA MUNICIPAL DESCENTRALIZADAS

Foi na freguesia de Abaças que, no passado dia 25 de janeiro, reuniu o Executivo Municipal de Vila Real, em reunião pública. Recorde-se que esta medida foi introduzida pelo atual Executivo Municipal em 2014, como forma de aproximar o processo de tomada de decisão política local aos cidadãos, incentivando a participação de todas e de todos nessa mesma decisão. 

Desde a sua implementação as reuniões descentralizadas já percorreram todas as freguesias do concelho, mas desde a eclosão da pandemia de COVID-19, que desaconselhava a aglomeração de pessoas, esta medida foi suspensa. Agora que a situação já se encontra mais estável, foi possível retomá-las. 

As reuniões descentralizadas do Executivo Municipal nas freguesias decorrem num modelo absolutamente idêntico ao de todas as outras reuniões de Câmara Municipal, mas contam com a presença de público, que pode intervir e questionar diretamente o Presidente de Câmara e os Vereadores no período previsto para esse efeito. Não são, portanto, reuniões temáticas dedicadas apenas ao território em que decorrem. Por exemplo, na reunião de Abaças foi aprovado, entre outros, o projeto do futuro Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Vila Real. 

Em Abaças, foram mais de duas dezenas de cidadãs e cidadãos que fizeram questão de assistir à reunião. No final o Presidente de Junta de Freguesia Filipe Brigas e outros cidadãos, usaram da palavra, quer elogiando a ação da autarquia, quer chamando a atenção para necessidades prementes daquele território. Estas reuniões irão agora continuar a percorrer todas as freguesias de Vila Real, à razão de uma por mês. 

 

Contactos
   259308100

  geral@cm-vilareal.pt

   Avenida Carvalho Araújo
     5000-657 Vila Real
Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações