MINISTRA DA MODERNIZAÇÃO DO ESTADO E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INAUGUROU ESPAÇO DO CIDADÃO DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE MOUÇÓS E LAMARES

inaug loja cidadaoA Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, esteve em Vila Real, no dia 14 de maio, onde inaugurou o Espaço Cidadão da União de Freguesias de Mouçós e Lamares, seguindo para uma visita à obra das futuras instalações da Loja do Cidadão de Vila Real, situada em pleno Centro Histórico e cuja inauguração está prevista para o final deste ano.

O presidente da União de Freguesias de Mouçós e Lamares, Hélder Afonso, mostrou-se honrado pela presença da governante num momento que considerou marcante para a freguesia que preside. O Espaço Cidadão de Mouçós e Lamares, instalado na sede da união de freguesias e primeiro a abrir no concelho, presta um atendimento de proximidade aos seus habitantes, facilitando o acesso a um vasto leque de serviços (+de 200), como renovação do cartão de cidadão, revalidação da carta de condução, alteração da morada, registos criminais e agora também o agendamento para vacinação contra a Covid-19.

No primeiro trimestre deste ano passaram pelo Espaço do Cidadão cerca de 1200 pessoas facto, por si só, revelador da importância da disponibilização de serviços desta natureza, particularmente nos tempos que correm. Para Rui Santos, presidente da Câmara Municipal, as sedes das juntas de freguesia são centros nevrálgicos dos territórios, sendo por isso importante dotá-las de serviços que facilitem a vida dos residentes, particularmente da população mais envelhecida. O autarca relembrou ainda a inauguração do posto de correios, a funcionar também na sede da união de freguesias, outro serviço de proximidade fundamental, lançando o desafio para que venham a ser estabelecidas mais parcerias desta natureza com as autoridades locais.

Alexandra Leitão, Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, salientou que o espaço cidadão é o exemplo maior e melhor da estratégia para a modernização da administração pública que, como referiu, assenta em três pilares, proximidade, transição digital inclusiva e colaboração próxima e empenhada da administração central com a administração local.