DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Município de Vila Real assinalou o Dia Internacional da Mulher com uma sessão comemorativa que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, do Presidente da Assembleia Municipal, João Gaspar, e da Vereadora do Pelouro da Ação Social e Igualdade, Mara Minhava. Esta sessão teve como ponto central a homenagem a Maria Elisabete Carvalho Ribeiro, Helena Isabel da Costa Correia, Rita de Assunção Abreu Mendes e Carla Marina Aires Teixeira, quatro mulheres com larga experiência na direção dos Agrupamentos de Escolas de Vila Real e que estiveram à frente duma instituição escolar num momento muito difícil da vida de todos, com a pandemia covid-19, que veio alterar de forma radical a organização do ensino.

É na família e na escola que os jovens vão progressivamente formando os seus princípios e valores e com esta homenagem o município pretende reconhecer o contributo destas mulheres enquanto responsáveis pela educação no concelho de Vila Real. Uma Educação Inclusiva, Igualitária, Multicultural, que não deixe ninguém para trás e promova uma verdadeira Igualdade de oportunidades.

Recorde-se que, no âmbito das políticas municipais de promoção da igualdade, o Município de Vila Real tem procurado desenvolver um conjunto de atividades com vista a colocar esta temática na ordem do dia, nomeadamente através da evocação de datas que se revestem de particular simbolismo, como foi o caso desta sessão. Destaca-se também a abertura do Espaço Igualdade, uma estrutura que serve de palco ao desenvolvimento de ações de promoção da Igualdade de Género e de Cidadania, designadamente campanhas de informação e sensibilização e projetos de intervenção dirigidos a públicos estratégicos.