BILA SÉNIOR >55

Após uma pausa forçada de 2 meses, devido à pandemia, o município de Vila Real retomou, no dia 2 de março, as atividades do projeto Bila Sénior. Esta iniciativa que conta com a adesão das 20 freguesias, parceria indispensável para o êxito deste projeto, garantindo desta forma a cobertura de todo o território do concelho sendo, por isso, um excelente meio de promoção da saúde física e mental dos seniores Vila-realenses.

A autarquia, preocupada com os efeitos que a pandemia teve sobre a população vila-realense, mais concretamente sobre os idosos, decidiu potenciar este projeto associando-o à elaboração de um plano municipal gerontológico. Nesse sentido, para além da disponibilização semanal de duas aulas de 45 minutos de atividade física em cada freguesia, onde se prevê a realização de atividades que promovam a melhoria do bem-estar físico e psicosocial dos utentes, o projeto vai passar a contar com a colaboração de uma gerontóloga. Esta profissional ficará responsável pelo acompanhamento e levantamento das fragilidades físicas, emocionais e sociais dos idosos, com o objetivo de traçar as linhas orientadoras das políticas municipais que conduzam à melhoria da qualidade de vida dos mais velhos.