ADIN INVESTE MAIS DE 2.0000.000,00 DE EUROS NOS CONCELHOS DE VILA REAL E SANTA MARTA DE PENAGUIÃO

novologo headA Águas do Interior Norte procedeu à consignação da empreitada de ampliação de redes de saneamento básico nas freguesias de Abaças (aldeia de Abaças), Andrães (Fonteita) e Torgueda (Tuizendes e Meneses), no concelho de Vila Real e na União de Freguesias de Louredo e Fornelos (Paradela da Ribeira e Barreiro), no concelho de Santa Marta de Penaguião.

Esta consignação, no valor de 2.172.400 euros e prazo de execução de um ano, surge na sequência da aprovação de 69 candidaturas apresentadas pela Águas do Interior Norte ao POSEUR, que viabilizaram a execução de várias operações de reabilitação de ETAR’s e redes de coletores nos municípios integrantes da empresa. Atendendo a critérios de tipologia de obra e proximidade geográfica os projetos foram agrupados em lotes para colocação das empreitadas a concurso, pelo que a empreitada agora consignada agrega quatro destas candidaturas que incidem em 3 sistemas cujo tratamento final dos efluentes é efetuado pelas Águas do Norte.

O presidente da câmara municipal, no decorrer da sessão de consignação, referiu “a revolução feita nos últimos anos no setor do saneamento e da água em Vila Real”, recordando que em 2013 a taxa de cobertura de saneamento básico era de 63% e havia cerca de 200 km de redes de saneamento, a maioria efetuada por particulares, no âmbito do licenciamento de novos loteamentos para construção.

De 2013 até à conclusão destes investimentos (2023), esta nova rede a instalar, apenas e só com recurso a financiamento público, será superior a 100Km, atingindo-se uma taxa de cobertura de 85%, ficando Vila Real ligeiramente acima da média nacional (84%).O autarca sublinhou ainda a redução da fatura da água em cerca de 18%, se incorporarmos a inflação, só possível graças a este novo modelo de gestão.

O conjunto das candidaturas aprovadas prevê investimentos na ordem dos 21 milhões de euros, a executar nos próximos 3 anos, tendo já sido finalizados concursos, a consignar brevemente, após visto prévio do Tribunal de Contas, no valor de cerca de 11 milhões de euros. Os restantes encontram-se a decorrer. A este valor de investimento na melhoria do tratamento das águas residuais somam-se investimentos na melhoria das redes de abastecimento de água, com vista a reduzir drasticamente as perdas de água das redes, no valor de 14 milhões de euros, com adjudicações já realizadas e cujos outros procedimentos também se encontram a decorrer, totalizando o conjunto dos investimentos previstos em cerca de 35 milhões de euros.