Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Real

Publicado em Parcerias

bibliotecas

A Rede de Bibliotecas de Vila Real é resultado de um trabalho colaborativo que se foi construindo e consolidando ao longo dos anos, num trabalho articulado entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas das Escolas do Concelho, quer ao nível do desenvolvimento de projetos – momentos de leitura, exposições, feiras do livro, oficinas, encontro com escritores, debates, bem como de outros projetos de colaboração ao nível da motivação para a leitura, apoio ao currículo e desenvolvimento da literacia da informação.

A rede tem uma índole concelhia, define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as bibliotecas do concelho, visando o desenvolvimento da ligação entre as várias bibliotecas e otimizando atividades e recursos através de uma parceria efetiva. A sua concretização estabelece-se na partilha de experiências no âmbito da gestão e dinamização de bibliotecas, numa política coordenada de aquisições e na dinamização do empréstimo interbibliotecas, assente no cumprimento de princípios técnicos (biblioteconómicos e informáticos) uniformizados.

Missão
A Rede de Bibliotecas de Vila Real (RBVR) constitui-se como uma estrutura de colaboração, aberta à livre participação de todas as Bibliotecas e Centros de Recursos de Documentação e Informação do concelho.
Esta estrutura procura otimizar recursos através de uma parceria efetiva concretizada na partilha de experiências no âmbito da gestão e dinamização de bibliotecas e de outras unidades de informação e de documentação.
O Portal da RBVR oferece possibilidades diversificadas de acesso à informação, pretendendo ser uma janela aberta ao conhecimento, à inovação e à cultura.

Objetivos
No cumprimento da sua missão a rede de bibliotecas tem como desafio a construção de uma plataforma interativa digital que possa disponibilizar serviços de proximidade em linha a todos os utilizadores, facilitando o desenvolvimento de uma verdadeira comunidade de aprendizagem. Dos objetivos a que nos propomos salientamos:
• Promover a partilha, a cooperação e a troca de experiências no âmbito da organização, gestão e dinamização das bibliotecas e unidades documentais da RBVR;
• Constituir colaborativamente o catálogo coletivo da RBVR, valorizando a respetiva utilização pedagógica;
• Fomentar o empréstimo interbibliotecas e políticas de aquisições concertadas;
• Criar e dar continuidade à organização e gestão de projetos de intervenção e colaboração na área das bibliotecas/ centros de recursos educativos;
• Produzir materiais com vista ao desenvolvimento da literacia da informação e à promoção da leitura e da escrita criativa;
• Promover e estreitar a ligação entre os responsáveis da comunidade educativa local e outros parceiros tidos por convenientes na prossecução dos objetivos da RBVR;
• Dinamizar atividades que promovam as bibliotecas e unidades documentais da RBVR, traduzidas por encontros, seminários, publicações, formações, exposições, etc...
• Servir de suporte à investigação, à formação e à difusão cultural;
• Contribuir para a promoção de políticas de qualidade de serviços, de prestação de contas e de responsabilização com elevados padrões de exigência e transparência.

A Rede
• Município de Vila Real