Banco Local de Voluntariado de Vila Real
Avenida Carvalho Araújo | 5000-657 Vila Real
Tel. 259308100 | Horário 9:00h às 15h00

Reconhecida a necessidade de um espaço dinâmico que, para além de difundir informação e proporcionar formação, possibilite uma articulação contínua e atualizada entre a necessidade de trabalho voluntário e a vontade de exercer voluntariado, foi criado o Banco Local de Voluntariado de Vila Real, que surge no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila Real e o Conselho Nacional de Promoção para o Voluntariado (CNPV).

Carateriza-se, por isso, por um local de encontro privilegiado entre as pessoas que desejam ser voluntárias e as organizações promotoras de Voluntariado. Promove formação estruturada e contínua a pessoas que desenvolvem ou pretendem desenvolver trabalho voluntário, e disponibiliza informação e documentação sobre a temática Voluntariado a nível local, regional, nacional e internacional e desenvolve Projetos de Voluntariado próprios.

Principais objetivos:
− Valorizar e promover o voluntariado;
− Promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado;
− Sensibilizar os cidadãos e as instituições para o voluntariado e divulgar projetos e oportunidades de voluntariado.

Ação de atuação:
1ª Fase – acolher as candidaturas de pessoas interessadas em participar em projetos de Voluntariado, e receber solicitações de voluntários por parte de instituições promotoras de programas/projetos de Voluntariado;
2ª Fase – procede-se ao encaminhamento dos voluntários para as instituições promotoras de programas/projetos de Voluntariado e, por posteriormente, o acompanhamento da inserção dos voluntários nas instituições promotoras de programas/projetos de Voluntariado.

Áreas para o voluntariado: Cívico; Ação Social; Saúde; Educação; Ciência e Cultura; Defesa do património e do ambiente; Defesa do consumidor; Cooperação para o desenvolvimento; Emprego e formação profissional; Reinserção social; Proteção Civil; Desenvolvimento da vida associativa e da economia social; Promoção do voluntariado e da solidariedade; Defesa e Proteção dos animais.