Programa Unidade Móvel de Saúde

Publicado em Apoio à Saúde

Unidade Móvel que tem como objetivo oferecer cuidados de enfermagem de proximidade, nas Freguesias do Concelho de Vila Real, com especial incidência nas freguesias rurais, reduzindo as desigualdades em saúde, promovendo a cidadania e reinserção social, apostando na continuidade, na promoção e educação para a saúde.

Nasce de um protocolo entre a Câmara Municipal de Vila Real e o Agrupamento de Centros de Saúde do Douro 1 - Marão e Douro Norte.

Conscientes de uma realidade com carências ao nível da saúde e sociais, o Município de Vila Real, em colaboração com a Sub Região de Saúde de Vila Real, colocou à disposição do munícipe uma Unidade Móvel de Saúde que percorre diariamente as Freguesias do Concelho, mediante calendário previamente definido, para prestar cuidados de saúde primários numa lógica de proximidade.

Freguesias abrangidas: União de Freguesias de Adoufe e Vilarinho de Samardã; Andrães; Folhadela; Guiães; União de Freguesias de Borbela e Lamas de Olo; União de Freguesias de Mouçós e Lamares; União de Freguesias de Nogueira e Ermida; União de Freguesias de S. Miguel da Pena, Vila Cova e Quintã; União de Freguesias de S. Tomé do Castelo e Justes; Torgueda; Vila Marim; Mondrões; Abaças; Arroios; Campeã; Parada de Cunhos; União de Freguesias de Vale Nogueiras e Constantim e Freguesia de Vila Real.

CALENDÁRIO DA UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE