No dia 16 de Fevereiro de 2017 (em que Luísa Dacosta completaria 90 anos), o Grémio Literário Vila-Realense realizou uma sessão em que foram evocadas a figura e a obra da notável Escritora vila-realense.
Esta merecidíssima evocação constou de uma palestra pela Dr.ª Maria Hercília Agarez sobre o tema “Luísa Dacosta: Uma voz desassombrada com pronúncia do Norte” e da abertura da exposição “O ano do nascimento de Luísa Dacosta em Vila Real”, que recorda o que de mais relevante aconteceu aqui no ano de 1927. Foi ainda editada uma edição fac-símile de Província, o primeiro livro de contos de Luísa Dacosta.
Na sessão, que foi presidida pela Vice-Presidente e Vereadora da Cultura, Dr.ª Eugénia Almeida, estiveram presentes as três filhas de Luísa Dacosta — Cristina, Alexandra e Ana Madalena, e uma neta, Susana — que ofertaram ao Grémio Literário um lote de obras de literatura infantil da autoria da homenageada. A sessão teve casa cheia, a demonstrar o interesse da nossa cidade pela sua Escritora.